O Hospital Municipal de Itanhém voltou a ser alvo de críticas após a divulgação de um vídeo gravado por um acompanhante de paciente. Nas imagens, feitas por Adimilson Freitas, filho de dona Ana Maria, de 83 anos, que está internada desde o último sábado (27) em razão de uma pneumonia, ele mostra as condições de um dos banheiros da unidade.
Durante a gravação, Adimilson, que passou a noite ao lado da mãe, relatou o que encontrou no local.
“Olha o seguinte, eu tô aqui, tá vendo que eu estou escovando os dentes? Eu passei a noite aqui com a minha mãe, aqui no hospital de Itanhém. E tem coisa que as pessoas veem, mas só que ninguém fala. Mas se ninguém falar, vai continuar a mesma coisa”, disse.
O vídeo mostra uma pia entupida, suportes de apoio enferrujados e quebrados, além do piso e da porta em mau estado de conservação.
“Isso é normal? Vocês acham isso normal? Vocês querem que eu me cale perante tudo isso? Eu não aguento não. Chega!”, questionou ao exibir as imagens.
Em outro momento da gravação, Adimilson faz um apelo para que a situação seja fiscalizada.
“Acho que alguém tem que, de vez em quando, passar por aqui. Fazer a fiscalização, ver se tá realmente correto. Eu acho que vocês recebem por esse trabalho”, afirmou, apontando ainda para um corrimão do banheiro utilizado por idosos. “Esse corrimão aqui já deveria estar no lixo. Isso aqui é um corrimão pra dar banho nos idosos”, ironizou.
Natural de Vila Rezende, distrito de Itanhém, Adimilson deixou a cidade aos 17 anos para viver em Belo Horizonte. Após 12 anos em Minas Gerais, mudou-se para Portugal, em 2005, e depois, em 2015, seguiu para Paris, onde mora até hoje. Apesar da distância, mantém vínculos com sua terra natal e acompanha de perto os acontecimentos envolvendo sua família e a comunidade.
Ao encerrar a gravação, ele destacou que a denúncia não foi feita por interesse pessoal, mas pela necessidade de chamar atenção para as condições enfrentadas por pacientes.
“Isso aqui é Itanhém, o hospital da nossa cidade. Está dito, não tem mais o que falar.”