Werley Reis se candidatou a deputado federal nas últimas eleições. Obteve apenas 337 votos em toda a Bahia, 213 dos quais recebidos em sua terra natal – Itanhém.
Apesar do desempenho pífio, ele gravou um vídeo de agradecimento e sua pessoa virou notícia no portal Água Preta News e, agora, inspiração para esta crônica zarfeguiana.
A candidatura de Werley à Câmara Federal nem parecia ser de verdade, soava mais como um delírio – na pior das hipóteses ou como um protesto – na melhor das hipóteses. Afinal de contas, como alguém conseguirá algum êxito eleitoral se até seus conterrâneos não o levam a sério? Se o tratam como uma espécie de piada ambulante que provoca o riso e suscita ironias pelas ruas da cidade?
Mas, no papel de personagem pública, ele ignora as críticas e agradece os elogios (difícil é adivinhar quando alguém o elogia ou ironiza). Segue ereto, sempre em frente, mirando as nuvens.
Aparentemente, Werley nunca se abate. Está sempre com um sorriso nos lábios e pronto para pedir o apoio de alguém, o voto de confiança do amigo, jogar conversa fora com um parente ou debater os temas urgentes da atualidade. Traz opiniões prontas para tudo e todos. Afinal, estamos falando do “fenômeno da política baiana”.
Werley é mesmo fenomenal – mais no sentido filosófico e menos no figurado. A rigor, fenômeno é tudo que nos envolve pelo olhar e, em resposta, afeta nossa consciência. E pode desencadear uma reflexão, uma atitude ou passar batido.
Ao se expor nas redes sociais, o itanheense é performático e, por isso, se merece. Ao pedir votos nas concentrações, encontros ou mesmo nas praças e avenidas, Werley cumpre o papel com o qual criou identificação e para o qual estará mais preparado nas eleições municipais de 2024. Com certeza, sairá candidato a vereador.
Werley Reis é um fenômeno. E pouco importante se ele não passa dum candidato de mentira ou de verdade. Se empunha a bandeira da direita e, neste momento, torce pela vitória de Bolsonaro no 2º turno. Será que sabe que demo e povo se equivalem? Que indivíduo não precisa ser individualista?
Vocês ainda terão a chance de conhecê-lo, porque, a partir de agora, ele estará em todos os lugares. Quando chegar a hora, ele virá até vocês. Viral e viril.