Uma integrante de um grupo de sete voluntárias protetoras de animais de rua denunciou maus-tratos contra cachorros pela Prefeitura de Itanhém. Segundo a denunciante Telly Nunes, cães recolhidos pela prefeitura estariam sendo mantidos em condições precárias em um terreno na Rua Padre Roma, no bairro São João.
De acordo com a protetora, o espaço onde os animais foram colocados é cercado por muros, tomado pelo mato e sem qualquer cobertura, deixando os cães expostos ao sol, à chuva e ao frio.
“Olha a situação do lugar seguro que a prefeitura colocou esses cachorros”, ironizou. “No relento, no sol, na chuva, sem comida, sem nenhuma cobertura, isso aí é maus-tratos”, lamentou.
Imagens e vídeos enviados ao Água Preta News mostram a gravidade da situação. Em um dos vídeos, um cachorro aparece latindo insistentemente por um buraco no muro, aparentemente tentando sair. Outro registro mostra o ambiente com muita vegetação, água acumulada e alimentos dispostos de forma inadequada, o que, segundo Telly, comprova a negligência no cuidado com os animais.
“Quando a gente perguntava onde estavam os animais, o veterinário da prefeitura, Rodrigo Afonso, vinha com quatro pedras na mão e não queria responder até a gente descobrir onde eles estavam”, afirmou a protetora. Ela disse ainda que os animais estão nesse local há mais de 20 dias, desde que foram recolhidos das ruas.
Telly contou também que uma das voluntárias procurou a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Lidiane Guimarães, para pedir explicações sobre o paradeiro dos cães. Segundo a protetora, a secretária teria informado não saber onde os animais estavam e que a responsabilidade havia sido deixada a cargo do veterinário da prefeitura.
“Aí fomos à procura dos cachorros e achamos eles nesse local e nessa condição. Essa noite choveu a noite toda, os bichinhos estão lá tomando chuva. É de partir o coração ver uma coisa dessa”, lamentou Telly.
Em abril deste ano, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Renato Correia (Avante), apresentou uma indicação aprovada por unanimidade, solicitando ao prefeito a construção de um canil municipal em Itanhém. Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é controlar a população de cães nas ruas e prevenir a proliferação de doenças, uma vez que há muitos animais aparentemente abandonados circulando pelas vias públicas.
Na justificativa, Renato destacou que a criação de um canil seria de grande importância para a segurança e o controle de zoonoses, além de permitir que, após tratamento e cuidados, os cães recolhidos pudessem ser adotados por pessoas interessadas.
Entretanto, até o momento o prefeito Bentivi não deu qualquer atenção à solicitação, e, em vez de providenciar a construção do canil, determinou que o veterinário da prefeitura recolhesse os animais e os colocasse em um local sem condições adequadas, conforme mostram os vídeos enviados ao Água Preta News.
O portal encaminhou as imagens a uma médica veterinária para análise técnica. Após assistir aos registros, ela afirmou que o ambiente não é adequado para abrigar os animais.
“O lugar não está adequado para os cães. Não tem abrigo contra o sol nem a chuva, e há muito mato, o que pode atrair animais peçonhentos e colocar os cães em risco. Além disso, não há comedouros ou potes adequados para colocar a comida e a água. Também não há local apropriado para descanso, para eles dormirem, por exemplo”, disse.
Fonte/Créditos: Por Edelvânio Pinheiro
Comentários: