As estradas do município de Itanhém, sempre foram um problema crônico, mas no período chuvoso a situação se transforma em um verdadeiro pesadelo para motoristas e moradores. O prolongamento da BA-290, que liga a cidade ao estado de Minas Gerais, está em condições tão precárias que até mesmo máquinas pesadas não conseguem arrastar caminhões para seguir viagem. E o pior: o descaso na gestão do prefeito Bentivi (PSB), que adora um improviso, só agravou o problema.
Nesta terça-feira (8), um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando dezenas de veículos parados nos dois sentidos na chamada Ladeira da Coruja, próximo ao entroncamento da cidade mineira de Bertópolis, na estrada de Batinga, enquanto uma patrol tentava, sem sucesso, puxar um caminhão que não conseguir seguir para a cidade de Itanhém.
"Estamos aqui na Ladeira da Coruja, nem a máquina conseguiu puxar o caminhão", relata o internauta, em meio a cenas que mostram a patrol patinando na lama, incapaz de cumprir sua função, certamente em razão da falta de cuidado, deixando a mobilidade da estrada em péssima condição.
Até o fechamento desta reportagem, às 9h30 desta quarta-feira (9), o caminhão carregado de leite continuava atolado na estrada. A situação piorou quando um caminhão de lajotas, tentando descer em direção a Batinga, também ficou atolado ao lado do outro caminhão, bloqueando a via completamente.
Com os dois veículos encalhados lado a lado, moradores e motoristas ficaram sem alternativa de tráfego, agravando os problemas de transporte naquela região. Até o momento, não há informações sobre a liberação da via.
Se uma região considerada de "fácil mobilidade", como a estrada de Batinga, está intransitável, a situação em áreas mais afastadas, como Santa Rita e Vila São José, é ainda mais crítica. Moradores relatam que o acesso a comunidades rurais está quase impossível, prejudicando o transporte de produtos, o deslocamento de trabalhadores e até o atendimento médico de emergência.
Quando o assunto é estrada, o prefeito Bentivi (PSB) tem sido chamado pela população de "armengueiro" — termo popular que define alguém que age com improviso, fazendo obras ou soluções malfeitas apenas para "tapar buracos" e enganar a população, sem resolver o problema de fato.
A BA-290 no município de Itanhém, embora seja uma rodovia estadual, sempre contou com o cuidado da prefeitura. No entanto, sob a gestão de Bentivi, a situação só piorou. Em vez de investir em reparos estruturais, a prefeitura tem optado por medidas paliativas, como o envio de máquinas para "limpar" a lama e tampar a buraqueira, sem resolver a erosão e sem fazer cascalhamento eficaz das estradas. É bom observar que o período forte de chuvas ainda não chegou.
Comentários: