A polêmica em torno das declarações do servidor público Lusimar Souto Brandão, conhecido como Nem Galego, ganhou novos desdobramentos depois da publicação da matéria do Água Preta News. Após o episódio na Câmara Municipal de Itanhém, em que o presidente da Casa, vereador Paulinho Correia (PSB), exibiu áudios com críticas contundentes feitas pelo servidor aos vereadores, a União das Câmaras Municipais do Extremo Sul da Bahia (UCAMES) se manifestou por meio de nota oficial nesta quinta-feira (12).
Assinada pelo presidente da entidade, vereador Jonatas Santos — que também preside a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas — a nota repudia as falas de Nem Galego, classificando-as como “ofensas diretas” ao Poder Legislativo.
“Não se trata de crítica política ou liberdade de expressão, é ataque, é ofensa direta, é desqualificação gratuita a um poder legítimo constituído pelo voto popular. É uma tentativa irresponsável de desmoralizar os vereadores, chamando-os de ‘palhaços’, como se o Parlamento fosse um circo”, diz o texto, que foi publicado pelo site Correio do Estado Bahia.
A nota destaca ainda a gravidade do caso por partir de um servidor público lotado na Secretaria de Educação e Cultura de Itanhém, cuja função, segundo a UCAMES, deveria ser exercida com responsabilidade e respeito às instituições. O servidor afirmou, em áudio veiculado publicamente, que “a Câmara é um circo, formada por onze palhaços”, gerando ampla repercussão no meio político em Itanhém, Teixeira de Freitas e outras cidades do extremo sul.
O presidente da UCAMES cobrou uma resposta enérgica do prefeito Bentivi, do PSB.
“É inadmissível que um funcionário público, pago com o dinheiro da população, utilize sua posição para ofender representantes eleitos. O prefeito Bentivi precisa tomar uma atitude urgente e firme. Exonerar esse servidor não é apenas uma resposta institucional, é uma exigência ética. Quem insulta o Parlamento insulta a democracia”, diz a nota.
Ainda segundo Jonatas Santos, a situação reforça a importância da harmonia entre os poderes e do respeito às instituições democráticas.
“O vereador é um agente essencial da democracia, que presta contas diariamente à população. Ofender todos os vereadores de uma cidade é ofender também os cidadãos que confiaram o voto a cada um deles”, conclui.
Até o momento, o prefeito Bentivi não se pronunciou sobre o episódio. Já Nem Galego, em resposta anterior à reportagem do site Água Preta News, afirmou que foi vítima de perseguição política e manteve as críticas ao Legislativo municipal. A fala dele pode ser liga aqui.
Fonte/Créditos: Por Edelvânio Pinheiro
Créditos (Imagem de capa): Vereador Jonatas Santos, presidente da UCAMES.