O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluiu, na tarde desta terça-feira (13), o julgamento do recurso que questionava o registro de candidatura de Milton Ferreira Guimarães, conhecido como Bentivi (PSB), e manteve sua elegibilidade. O julgamento, que havia sido suspenso na última segunda-feira (11) após um pedido de vista feito pelo desembargador Moacyr Pitta Lima, finalmente teve desfecho favorável ao candidato.
Bentivi, que obteve o maior número de votos para a Prefeitura de Itanhém nas últimas eleições municipais, com 6.106 votos, vinha enfrentando um processo que colocava em risco sua permanência na disputa. O relator do caso, desembargador Maurício Kertzman Szporer, havia dado o primeiro voto pelo desprovimento dos recursos, sinalizando apoio à elegibilidade do candidato. Com o pedido de vista de Moacyr Pitta Lima, o julgamento foi temporariamente suspenso até que o desembargador pudesse reavaliar os argumentos apresentados.
Nesta terça-feira, a análise foi retomada às 16h e o TRE decidiu pelo desprovimento dos recursos, consolidando a posição favorável ao registro de candidatura de Bentivi. Dessa forma, ele segue apto a concorrer ao cargo, respeitando o desejo dos eleitores que manifestaram apoio em sua candidatura.
O processo ainda permite a possibilidade de recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas, por ora, Bentivi continua no páreo para a Prefeitura de Itanhém, resguardado pelo respaldo do TRE-BA.
Comentários: