Portal de Notícias Água Preta News

Sabado, 22 de Marco de 2025

Política

Queijos de Itanhém ficam entre os melhores do Brasil, no Concurso Nacional de Queijos Artesanais

O sucesso dos queijos de Itanhém é resultado do trabalho árduo e da dedicação dos produtores, aliado ao suporte técnico e estrutural oferecido pelo SIM - Serviço de Inspeção Municipal.

Água Preta News
Por Água Preta News
Queijos de Itanhém ficam entre os melhores do Brasil, no Concurso Nacional de Queijos Artesanais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A tradição e a qualidade dos queijos produzidos em Itanhém, mais uma vez, foram reconhecidas nacionalmente, com a conquista de seis medalhas no prestigiado Concurso Nacional de Queijos Artesanais. 

Os laticínios locais destacaram-se com suas criações, conquistando três medalhas de prata e três de bronze. A Laticínio Maravilha da Serra, de Gilmar Souto, foi premiada com a medalha de prata pela Mussarela Tradicional e também com a medalha de bronze pelo Provolone. A Laticínio Queijo do Campo, de Murilo Rodrigues, recebeu a medalha de prata pela Mussarela com Ervas Finas, enquanto a Laticínio Rios, de Luan Acácio, foi agraciada com a medalha de prata pela Mussarela Tradicional.

Já o Laticínio Afonso, de Washington Afonso, conquistou duas medalhas de bronze, uma pela Mussarela Marinada Tradicional e outra pela inovadora Mussarela Marinada no Café, demonstrando a diversidade e a criatividade dos produtores locais.

Leia Também:

Entrega do SIM consorciado para os queijeiros, no ano passado.
Entrega do SIM consorciado para os queijeiros, no ano passado

 

O sucesso dos queijos de Itanhém é resultado do trabalho árduo e da dedicação dos produtores, aliado ao suporte técnico e estrutural oferecido pelo SIM - Serviço de Inspeção Municipal, que é oferecido pela Secretaria de Agricultura e Departamento de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e em consórcio com o CONSTRUIR - Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia.
Além disso, o SENAR, através do Sindicato Rural, e o SEBRAE também são fundamentais no apoio aos produtores, contribuindo diretamente para os resultados alcançados. Essas parcerias público-privadas são essenciais para o desenvolvimento sustentável da produção de queijos na região, garantindo a manutenção dos padrões de qualidade e a competitividade no mercado nacional.

Entrega de licenças ambientais, documento fundamental para conseguir regularizar junto ao Selo de Inspeção Municipal
Entrega de licenças ambientais, documento fundamental para conseguir regularizar junto
ao Selo de Inspeção Municipal

A região composta por Itanhém, Medeiros Neto e Vereda, consolidou-se como um dos maiores polos de produção de queijos artesanais do estado, totalizando 24 medalhas conquistadas.

Com essa vitória, Itanhém e o Extremo Sul da Bahia reafirmam seu lugar no mapa gastronômico brasileiro, oferecendo produtos de excelência e mantendo viva a arte da produção de queijos artesanais.

FONTE/CRÉDITOS: Por Jan Santos - ASCOM PMI
Comentários:

Responderemos assim que possível