A Prefeitura de Itanhém recebeu, apenas em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um total de R$ 52.562.927,12 entre janeiro e agosto deste ano. Somente neste mês de agosto, entraram nos cofres municipais R$ 5.978.943,89, sem contar recursos provenientes de convênios, arrecadação própria e transferências estaduais e federais destinadas a áreas como Saúde, Educação e Agricultura.
No primeiro semestre, de janeiro a junho, o município arrecadou R$ 39.650.797,57 via FPM. Já em julho, foram depositados R$ 6.933.185,66, valor superior ao de agosto, que somado ao acumulado confirma a robustez da receita municipal em 2025.
Apesar do volume expressivo de recursos, moradores de Itanhém demonstram crescente insatisfação nas redes sociais. As postagens de cidadãos refletem indignação e questionam onde e como o dinheiro público está sendo aplicado. A cada novo repasse milionário, aumenta a pressão por transparência, eficiência e compromisso na gestão municipal.
Com tantos recursos em caixa, a população afirma não haver justificativa plausível para o estado de abandono que atinge serviços básicos e a infraestrutura da cidade. O que falta, definitivamente, não é dinheiro, mas gestão e responsabilidade com a população.
Enquanto isso, críticas se multiplicam contra o prefeito, acusado por opositores e por parte da população de priorizar festas em vez de investimentos que melhorem a qualidade de vida da comunidade.
Fonte/Créditos: Por Edelvânio Pinheiro
Créditos (Imagem de capa): Foto: Prefeitura de Itanhém e Ambulâncias que chegaram em 2024 na gestão de Mildson Medeiros.