Portal de Notícias Água Preta News

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Política

Seminário, concurso e revitalização de nascentes: Meio Ambiente de Itanhém realiza ações do projeto “Junho Verde”

A segunda palestra teve como temática o Pagamento por Serviços Ambientais

Água Preta News
Por Água Preta News
Seminário, concurso e revitalização de nascentes: Meio Ambiente de Itanhém realiza ações do projeto “Junho Verde”
ASCOM PMI
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Durante o mês de junho, a prefeitura de Itanhém, por meio do Departamento de Meio Ambiente, tem realizado diversas atividades com o intuito de sensibilizar a população sobre questões relacionadas ao meio ambiente, através do Projeto Junho Verde. 

Logo no início do mês, o Departamento lançou o 1° Concurso de Vídeo Escolar Ambiental, para alunos da rede pública, promoveu uma Live, com participação do vice-prefeito Alex Chaves, falando sobre o tema nas redes sociais e esteve na reunião da Câmara de Vereadores de Itanhém, onde tiveram espaço para falar sobre o projeto e pedirem apoio aos legisladores. 

No dia 08 de junho, o Departamento, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Prefeitura, organizou, na Câmara de Vereadores de Itanhém, o Seminário “Junho Verde”, que contou com a Palestra do Técnico Agrícola da ONG Terra Viva, o Sr. Fabiano Silva Gomes, falando sobre Sistema Agroflorestal – Plantando florestas produzindo alimentos, destacando os custos e manutenção, a melhoria na produção de alimentos, aumento da diversidade de espécies e recuperação de áreas degradadas.

Publicidade

Leia Também:

Na ocasião foi possível ouvir o depoimento de Juarez Borges São Leão, grande agricultor do município, que relatou sua experiência com a produção por meio do Sistema Agroflorestal, mostrando que realmente é possível produzir com qualidade e diversidade, ter uma renda econômica e, ainda assim, preservar o meio ambiente.

e
Juarez Borges São Leão

A segunda palestra teve como temática o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – Uso Múltiplo, com a coordenadora do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA), Luana Ribeiro e a assessora técnica, do PEPSA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (SEMA/BA), Marcelle Chamusca. A palestra aconteceu de forma online, mas também contou com o público presente na Câmara Municipal. Representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Medeiros Neto e Caravelas, do Consórcio Construir, da Hadequar Consultoria Ambiental, da Usina Santa Maria e outros, participaram de formar virtual.

A última palestra trouxe o tema “Principais desafios e a importância da Fiscalização Ambiental”, com o Fiscal Ambiental da SEMMA de Teixeira de Freitas, Ivan Oliveira Ramalho, que destacou as competências do fiscal ambiental e dos órgãos ambientais, responsáveis em realizar as fiscalizações, bem como os tipos de fiscalização ambiental e os principais desafios encontrados nesta área.  Em sua maior parte, o Seminário Junho Verde teve público formado por estudantes e agricultores rurais, além de vereadores, secretários municipais, vice prefeito e autoridades locais.

“Para nós, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SEMA), é muito importante participar das ações ambientais desenvolvidas pelos municípios. Esse convite para fazer a palestra de PSA no Seminário Junho Verde, promovido pelo Departamento de Meio Ambiente de Itanhém, veio a calhar com as diretrizes de descentralização e integração do programa estadual. O interesse e a participação de Itanhém serão essenciais para a viabilidade e fortalecimento de instrumentos econômicos como o PSA, que promove a recompensa de atividades, com foco na conservação dos recursos naturais. Ficamos felizes em ter a oportunidade de despertar o interesse e explanar mais sobre o tema”, disse Luana Ribeiro, coordenadora do PEPSA da SEMA/BA. Após o Seminário, o Departamento realizou o plantio de mudas nativas e frutíferas em uma nascente, com participação do Projeto Água Viva, Embasa, Clube Desbravadores, Apae de Itanhém e representantes da comunidade.

d
Delzivan, diretor de Meio Ambiente

 

FONTE/CRÉDITOS: Jan Santos - ASCOM PMI
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Responderemos assim que possível