No início desta semana, o radialista Thyago Ramos parabenizou o médico itanheense Osmilto Brandão por sua atitude solidária ao abraçar a causa do pequeno Emanuel, de 6 anos, que reside com seus pais em uma roça próxima à cidade de Itanhém. Thyago, que comanda o Programa do Bocão na Rádio Caraípe FM de segunda a sexta, a partir das 13h30, destacou a importância de ações como essa para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.
A história de Emanuel ganhou ampla repercussão após a publicação de uma matéria no site Água Preta News, que expôs as dificuldades enfrentadas por sua mãe, Rosana Silva da Conceição, para conseguir bolsas de colostomia para o filho. O caso sensibilizou a opinião pública, principalmente devido ao alto custo das bolsas, que precisam ser trocadas frequentemente, e à falta de assistência adequada por parte das autoridades municipais.
Durante seu programa, em outra ocasião, Thyago Ramos enfatizou a gravidade da situação, classificando-a como "triste" e "lamentável", chamando a atenção para o descaso do poder público. Ele reforçou a importância da mobilização comunitária e destacou o papel fundamental do Dr. Osmilto Brandão, que, sensibilizado com o caso, e está mobilizando esforços junto a representantes políticos e amigos para garantir que Emanuel receba a cirurgia de anastomose intestinal de que tanto precisa.
A atuação do médico itanheense não se restringe a esse caso. Dr. Osmilto tem um histórico de ajuda à comunidade local, intermediando tratamentos e cirurgias para diversos conterrâneos que enfrentam dificuldades de acesso ao sistema de saúde. Thyago Ramos ressaltou que atitudes como essa devem servir de exemplo para outras autoridades e profissionais da área da saúde.
O apresentador do Programa do Bocão também aproveitou o espaço para agradecer ao jornalista Edelvânio Pinheiro, do Água Preta News, por trazer à tona casos como o de Emanuel, dando visibilidade às necessidades da população itanheense e incentivando a solidariedade.
"São iniciativas como essas que fazem a diferença e mostram o verdadeiro papel do jornalismo e da medicina a serviço do povo", afirmou Thyago.
Comentários: