O distrito de Ibirajá, em Itanhém, enfrenta há mais de quatro meses a falta de médicos e outros problemas na gestão da saúde pública. A ausência de atendimento regular fez com que o Posto de Saúde daquele distrito ficasse lotado neste sábado (4), quando cerca de 160 pessoas — entre homens, mulheres, crianças e idosos — buscaram atendimento durante mais uma edição do programa Mais Saúde, do projeto Dr. João Demétrio Borges.
Criado há cinco anos, o projeto reúne médicos, enfermeiros e voluntários, em sua maioria itanheenses, que se dedicam a levar assistência médica gratuita a comunidades afastadas do município. Ao longo desse período, mais de 2 mil atendimentos e cerca de 1.700 exames de eletrocardiograma já foram realizados.
Nesta edição em Ibirajá, Paulinho Correia, presidente da Câmara Municipal de Itanhém, e o ex-vereador André Correia, que é enfermeiro, estiveram à frente da ação, realizando, no dia anterior, 50 exames de eletrocardiograma. Esses exames antecederam o trabalho dos cardiologistas Dr. Patrick Correia e Dr. Adriano Correia, que atenderam os pacientes no sábado. Também participaram de atendimentoss médicos o neurologista Dr. Luis Gustavo e a clínica geral e gastroenterologista Dra. Carol, oferecendo uma ampla variedade de atendimentos à população.
Durante a ação, dois pacientes foram encaminhados ao hospital com suspeita de infarto, evidenciando a importância do projeto na prevenção e no salvamento de vidas.
Segundo Paulinho Correia, o diferencial do projeto está na qualidade do atendimento e na atenção com o pós-consulta.
“Na maioria das vezes, o paciente já sai com o medicamento em mãos, porque também fazemos a distribuição gratuita dos remédios prescritos pelos médicos”, explicou.
Outros profissionais, como a pediatra Dra. Taciara Correia e a dermatologista Dra. Graziela Correia, também integram o projeto, mas não puderam participar desta vez devido a compromissos de plantão. Todo o trabalho dos profissionais e colaboradores é totalmente voluntário, movido, apenas, pelo compromisso de levar dignidade e saúde a quem mais precisa, nos locais mais distantes do nosso município.
“Levamos atendimento especializado e de qualidade, dando a contribuição do projeto Dr. João Demétrio Borges. Já estamos nessa luta há mais de cinco anos. Essa é a missão do projeto”, destacou Paulinho Correia.
A última edição do programa antes de Ibirajá foi realizada em Vila São José, no dia 12 de abril, quando também foram realizados 50 exames de eletrocardiograma.
Comentários: