Portal de Notícias Água Preta News

Notícias Política

Prefeitura de Itanhém reúne Defesa Civil e secretariado para elaborar Plano de Contingência para o município

Mildson Medeiros destacou a importância deste planejamento para que o município esteja preparado,

Prefeitura de Itanhém reúne Defesa Civil e secretariado para elaborar Plano de Contingência para o município
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de definir quais procedimentos serão adotados pelo município, em casos de ocorrências extremas, a prefeitura de Itanhém está elaborando seu Plano de Contingência Municipal. O plano está sendo elaborado com a participação de todas as secretarias municipais e da Defesa Civil.

Durante uma reunião, realizada nesta quinta-feira (6) os secretários discutiram as estratégias a serem trabalhadas pelos órgãos envolvidos nas ações de prevenção, redução, preparação e resposta às emergências, direta ou indireta, para que Itanhém esteja mais preparada para atuação diante de situações extremas, como catástrofes e incêndios urbanos ou ambientais, e também na organização de eventos de grande porte.

Secretários e representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Saúde, Educação, Administração, Agropecuária e Meio Ambiente e a Defesa Civil estão participando desse processo.

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) destacou a importância deste planejamento para que o município esteja preparado, caso haja alguma ocorrência, como foi com as chuvas do mês de dezembro.

“Nós já tivemos ocorrências de chuvas que causaram alagamentos, destruição de pontes, registramos estragos de residências, mas, graças a Deus, sem vítimas. Então, nós precisamos estar preparados, cada um com suas responsabilidades, sabendo o que tem que fazer caso precise. Além disso, a Defesa Civil do município já está com o levantamento de todas das áreas de risco para traçarmos um diagnóstico, que irá nos ajudar a trabalhar as ações de prevenção e também as emergenciais”, explicou o prefeito.

Outras ações também estão sendo desenvolvidas para garantir mais segurança e um melhor acompanhamento da população dessas localidades, como o cadastramento das famílias que residem em áreas de risco, ações emergenciais de melhoria das estradas vicinais, visitas e avaliações nas residências em áreas de risco, avaliação de áreas para identificar quais ações ambientais podem diminuir os danos causados pelas chuvas, além de trabalhos pontuais.

Os secretários ainda aproveitaram a oportunidade para discutir e alinhar ideias que serão postas em prática ao longo do ano de 2022.

FONTE/CRÉDITOS: Jan Santos/Ascom PMI
Comentários:

Veja também

Responderemos assim que possível