Portal de Notícias Água Preta News

Notícias Fique sabendo

Veja dicas de atividades para fazer com as crianças nas férias sem gastar muito

Manter os filhos longe dos eletrônicos é um desafio; confira sugestões de especialistas para brincar e ter um tempo de qualidade em família.

Veja dicas de atividades para fazer com as crianças nas férias sem gastar muito
Reprodução/Elefante Letrado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mês de julho é sinônimo de férias escolares, e o que fazer com as crianças em casa? O R7 ouviu as psicopedagogas Ivone Scatolin e Patrícia Marques, que selecionaram brincadeiras e atividades para a família fazer com os pequenos sem gastar muito.

O mês de julho é sinônimo de férias escolares, e o que fazer com as crianças em casa? O R7 ouviu as psicopedagogas Ivone Scatolin e Patrícia Marques, que selecionaram brincadeiras e atividades para a família fazer com os pequenos sem gastar muito

Fashion Bubbles - Moda e Beleza

Sempre é bom pensar que a criança também precisa de momentos de ócio, de silêncio, tempo e espaço. "Os pais ficam muito ansiosos para propor atividades às crianças para que elas fiquem quietas. Às vezes a criança depende muito da atenção dos pais e não consegue brincar sozinha, mas é essencial aproveitar o tempo com os filhos. Não é preciso ter brinquedos ou coisas que estimulem o consumo", diz Ivone. "Os pais podem fazer uma caminhada ou brincar ao ar livre, deitar na grama e fazer a brincadeira do silêncio — fechar os olhos e prestar atenção nos sons —, o que desenvolve a atenção plena" .

Sempre é bom pensar que a criança também precisa de
momentos de ócio, de silêncio, tempo e espaço.

PxHere

Para Patrícia, atividades ao ar livre são benéficas para toda a família. Para brincar de amarelinha, por exemplo, basta riscar o chão, e a brincadeira está pronta. Longe dos eletrônicos e, ao mesmo tempo, fazendo uma atividade física. "Deixe a criança correr, pular, rolar", sugere Patrícia. "Ande de bicicleta e, se não sabe, aproveite para aprender. Se não tiver uma, alugue".

Reprodução/Pinterest

Tenha em casa lápis de cor, giz de cera, papéis para colagem ou coloridos, tintas, massinha. As crianças pequenas precisam da supervisão de um adulto.

criança-desenho-pintar

Pixabay

Faça brinquedos com sucata: a caixa de leite pode ser transformada em um robô e uma garrafa PET com pedrinhas dentro e bem decorada vira um chocalho. Basta usar a criatividade.

Reprodução/Elefante Letrado

 

Cozinhe com as crianças. Deixe os mais novos fazer a decoração de um bolo, inventar umas combinações malucas de doces ou preparar um lanche divertido. 

Cozinhe com as crianças. Deixe os mais novos fazer a decoração de um
bolo, inventar umas combinações malucas de doces ou preparar um lanche
divertido 

PxHere

 

Faça um piquenique. Pode ser no parque, no espaço do prédio, no quintal de casa ou até mesmo na sala de casa. Basta jogar uma toalha no chão, repleta de gostosuras.

 

Faça um piquenique. Pode ser no parque, no espaço do prédio, no quintal de casa ou até mesmo na sala de casa. Basta jogar uma toalha no chão, repleta de gostosuras

PxHere

 

Escolha um filme, estoure pipoca e aproveite o momento em família. Sobrou pipoca? Brinque de Morto-Vivo: dê comandos para ficar em pé ou abaixar-se, mas sem derrubar o pote de pipoca. É um jeito divertido de desenvolver a atenção e a coordenação.

Escolha um filme, estoure pipoca e aproveite o momento em família. Sobrou pipoca? Brinque de Morto-Vivo: dê comandos para ficar em pé ou abaixar-se, mas sem derrubar o pote de pipoca. É um jeito divertido de desenvolver a atenção e a coordenação

Freepik

Uma caça ao tesouro pode ser feita em um parque ou dentro de casa. Outra atividade que agrada a crianças de diversas idades é o "vôlei com bexiga". A ideia é jogar em grupo e não deixar a bola cair no chão. Essa é uma atividade que ensina a respeitar o espaço do outro e ainda trabalha as relações interpessoais.

Uma caça ao tesouro pode ser feita em um parque ou dentro de casa. Outra atividade que agrada a crianças de diversas idades é o

Dana Tentis/PXHere

FONTE/CRÉDITOS: Karla Dunder, do R7
Comentários:

Veja também

Responderemos assim que possível