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Veja as consequências assustadoras de não dormir bem

Uma delas é equivalente a estar bêbado

Veja as consequências assustadoras de não dormir bem
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A revista Nature publicou números sobre o que significava ficar 24 horas sem dormir e como isso afetava o desempenho cognitivo e motor do corpo.

Preocupações do dia a dia

Trabalho, família, estudos, estresse ou qualquer outro motivo relevante podem atrapalhar as horas de sono, reduzindo-as significativamente.

Telas e festas

Televisão, redes sociais ou vida noturna também são causas comuns de perda efetiva de sono.

Aumento de peso

Por não descansar o suficiente, a leptina, hormônio que controla o apetite e regula o gasto energético, entre outras funções, reduz em 15% sua eficiência. Isto significa comer fora de hora e aumentar nosso Índice de Massa Muscular, garante um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos).

Aumento comprovado

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que adultos que não dormem o suficiente têm um índice de massa corporal 3,6% superior à média.

Cérebro danificado

Se o cérebro não tem o descanso necessário, é impossível remover as proteínas que formam as placas que causam o Alzheimer e a demência. Ou seja, não dormir aumenta a possibilidade de ter essas doenças.

Perda de atenção

A falta de sono influenciará, diretamente, na atividade normal da pessoa, no dia seguinte. Perda de memória, desatenção, incapacidade de concentração e uma série de problemas que, a longo prazo, levam à aceleração da deterioração do cérebro.

Não dormir é equivalente a estar bêbado

A revista Nature publicou números sobre o que significava ficar 24 horas sem dormir e como isso afetava o desempenho cognitivo e motor do corpo. Concluiu que um adulto nestas circunstâncias teria a mesma funcionalidade que outro que tomou cinco taças de bebida alcoólica.

Sistema imunológico

Não descansar as horas necessárias também enfraquece o sistema imunológico. Por isso, e você deve ter notado, quando você não descansa o que deve, a gripe torna-se recorrente.

Problemas cardiovasculares

Quem dorme menos horas do que o indicado tem mais probabilidade de que a pressão arterial suba e as artérias fiquem entupidas. Isso aumenta o risco de problemas cardiovasculares e até mesmo de ataque cardíaco.

Pressão arterial sistólica disparada

A pressão arterial deve estar abaixo de 120, mas as pessoas que não dormem todo o sono necessário têm uma média de 132.

Esterilidade em homens

Está comprovado cientificamente que homens que não dormem as horas recomendadas têm menor quantidade de espermatozoides. Isso resulta em maior dificuldade na fertilização.

Sem sono, sem festa

Também está comprovado (e publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism) que a falta de sono diminui a libido, limitando o interesse nas relações carnais, algo que também acontece com homens que sofrem de apneia do sono.

Danos ao pâncreas

A prestigiosa Escola de Medicina da Universidade de Yale demonstrou que não dormir as sete horas indicadas tem efeitos diretos no pâncreas. Dobra-se a possibilidade dessa pessoa sofrer de diabetes, independente de sua idade ou de quão ativa seja sua vida.

O que fazer para melhorar e aumentar suas horas de sono?

Basicamente, localize o motivo dessa falta de sono e corrija-o. Se for uma questão de tarefas, será necessário organizar melhor o dia e ter em conta que a hora de dormir é sagrada. Crie uma rotina pré-sono que o ajude a relaxar, até a música pode ajudar.

Conforto

Outras dicas são: tentar trocar o travesseiro e o colchão, desligar as luzes e, se houver muito barulho, usar tampões de ouvido. 

FONTE/CRÉDITOS: MSN
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