O inverno não precisa ser sinônimo de lábios rachados e pele ressecada e sensibilizada. À medida que os termômetros começam a marcar temperaturas mais amenas, adaptar a sua rotina diária de cuidados com a pele é necessário, abrindo espaço no nécessaire para fórmulas mais hidratantes e untuosas que te ajudarão a proteger a sua pele contra os sintomas dos dias frios. “As baixas temperaturas costumam propiciar uma série de problemas dermatológicos”, explica a dermatologista paulistana Ligia Novais, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Isso ocorre pelo fato de a oleosidade natural da pele, que é muito importante para proteção do corpo, cair drasticamente por conta da diminuição da sudorese, assim como a menor ativação das células que produzem o manto hidrolipídico da pele, banhos quentes e demorados”, ela explica. Tais hábitos fazem com que a nossa pele, naturalmente, fique mais ressecada — e também mais suscetível e com menor proteção contra a penetração de fungos, vírus, bactérias, poluentes, por exemplo. “Assim, temos um aumento na incidência de alergias, eczemas, psoríase e dermatite seborreica”, acrescenta Ligia.
Mas, nem tudo está perdido. Abaixo, a dermatologista compartilha uma série de dicas e produtos que vão te ajudar a cuidar e proteger a sua pele neste inverno, sem fazer grandes alterações na sua rotina. Confira:
Adapte o seu nécessaire
“No caso dos sabonetes faciais, durante o inverno, podemos trocá-los por loções de limpeza mais suaves, para não ressecar a pele”, ensina Ligia Novais. Já os tônicos, a dermatologista explica que devem ser evitados nesta estação, pois levam à desidratação, e podem ser substituídos pela água termal. “Além de complementar a higienização da pele, ela ajusta o seu pH, hidratando-a e nutrindo-a”, finaliza.
Hábitos diários
Ter um olhar atento para os produtos que entram em contato com a sua pele, especialmente no inverno, é de extrema importância. Mas, os cuidados para garantir uma pele hidratada o ano todo vão além da sua penteadeira de beleza. “Primeiramente, beber no mínimo dois litros de água por dia e cuidar da alimentação, são hábitos essenciais. Depois, evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidro lipídico”, ela explica.
A dermatologista reitera a necessidade de evitar banhos muito demorados e quentes no inverno, pois além da pele, a água quente também é responsável por remover a proteção dos fios do cabelo e do couro cabeludo, deixando-os sem a sua hidratação natural e, consequentemente, mais ressecados. “Por fim, não se esqueça dos lábios. Eles demandam uma atenção especial. Aplique hidratantes específicos capazes de prevenir o seu ressecamento várias vezes ao dia. Dê preferência para aqueles que possuem fator de proteção solar e ativos potentes como a manteiga de karité e a vitamina E6. Uma dica extra é não molhar os lábios com saliva. Isso pode piorar a situação e ainda provocar irritação”, finaliza.
Erros comuns na estação
“O erro mais comum é a diminuição do uso de proteção solar”, diz Ligia. A dermatologista explica que a radiação ultravioleta, mesmo no inverno, ajuda a causar o fotoenvelhecimento, responsável por manchas, aumento da flacidez e até mesmo o câncer de pele, por isso a importância de caprichar no protetor solar diariamente, mesmo que o sol fora de casa não te pareça intimidador.
Comentários: