A CIPPA/PS - Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro, com o apoio do DEMAI - Departamento de Meio Ambiente de Itanhém, realizou uma ação voltada para o combate ao tráfico de animais silvestres e caça ilegal no município.
A ação ocorreu entre os dias 18 e 19 de abril, na comunidade de Curvelo da Conceição e sede de Itanhém, onde houve diversas denúncias de moradores locais, relacionadas à caça ilegal de animais silvestres.
Diversas propriedades, em áreas de vegetação predominante da mata atlântica, estavam sendo invadidas por caçadores. Proprietários rurais da região de Curvelo da Conceição (Corró) temiam pela segurança de suas famílias e de pessoas que passavam por esses locais, até mesmo no percurso para o trabalho, pois os caçadores fazem uso de armas e armadilhas, uma delas conhecida popularmente como “trabuco”, que é uma arma artesanal de grosso calibre, engatilhada com um fio de nylon quase invisível, acionada quando um animal esbarra nele. Esse artefato tem grande poder de fogo, podendo ferir gravemente ou até ocasionar a morte de uma pessoa que passa pelo local.
A CIPPA/PS realizou rondas na região e fez apreensões de armas usadas por caçadores.
Na sede do município, as ações foram voltadas ao tráfico de animais silvestres. Como resultado das operações, foram resgatados 111 (cento e onze) pássaros encontrados em cativeiros, sendo 99 de pequeno porte, de várias espécies; nove papagaios e três periquitos. A destinação e devolução dos animais à natureza foi feita de acordo aos critérios estabelecidos em lei.
O tráfico de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade, sendo a terceira maior atividade ilícita do mundo. Este crime não apenas coloca em risco a sobrevivência de diversas espécies, mas também compromete o equilíbrio dos ecossistemas.
Diante dos fatos foram lavrados dois TCO -Termos Circunstanciados de Ocorrência pela CIPPA/OS, em desfavor dos autuados, por incorrer em crimes ambientais previstos da Lei N° 9.605/98 e demais legislações ambientais pertinentes. Seis armas de fogo foram aprendidas.
A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) é um órgão que atua na fiscalização e proteção dos recursos naturais, na preservação da ordem pública, assim como na fiscalização de infrações contra o meio ambiente, contra a flora e fauna, assim como caça e pesca predatória, o combate a queimadas, ao tráfico de animais, dentre outras.
O Diretor de Meio Ambiente, Delzivan Gomes ressaltou que o trabalho realizado pela CIPPA/PS e DEMAI foi de extrema importância no município de Itanhém, no que diz respeito ao cumprimento das leis ambientais e a segurança da população, a cooperação e parceria entre os órgãos é essencial para a intensificação do combate aos crimes ambientais, em toda a região, essas ações serão recorrentes no município e em toda região.
A Major PM Leila Souza Gonçalves ressaltou que a CIPPA/PS tem como uma de suas missões apoiar os órgãos de fiscalização ambiental na implementação das suas ações preventivas e repressivas aos crimes ambientais. Esta ação conjunta com o Departamento de Meio Ambiente de Itanhém aproxima as instituições que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente na proteção da Biodiversidade local. A realização das ações educativas, feitas com a comunidade local, são fundamentais para preparar a consciência sobre a importância da preservação da fauna.
Comentários: