Entendendo a serotonina...
A serotonina é um neurotransmissor que afeta o humor e o apetite. Quando o corpo tem baixos níveis de serotonina, certos sintomas ocorrem, como ansiedade, insônia, diminuição do desejo sexual, fome excessiva ou diminuição do desejo sexual.
O excesso de peso também é uma condição associada a baixos níveis de serotonina no organismo, pois o organismo é levado a ingerir alimentos ricos em açúcares e farinhas, capazes de aumentar a produção de serotonina.
Existem alguns alimentos ricos em triptofano, aminoácido que libera serotonina no organismo, essencial para dormir bem e ser mais feliz no dia a dia, simplesmente comendo. Graças ao triptofano você poderá controlar melhor os estados de ansiedade, estresse, dormir melhor e perder peso, pois esses alimentos também regulam a fome, limitando o consumo excessivo de alimentos.
Oleaginosas e Sementes
Oleaginosas como amêndoas, nozes, pistaches e sementes como gergelim, girassol, abóbora e linho.
Cereais
Cereais como milho, quinoa, trigo sarraceno, arroz integral e aveia.
Tâmaras
São fonte de magnésio, mineral que está diretamente ligado à produção de serotonina, além de conter triptofano que ajuda a liberar a serotonina e a melatonina (hormônio do sono).
Peixes
Peixes como salmão, atum fresco, arenque, cavala, sardinha.
Verduras e hortaliças
Legumes e hortaliças como brócolis, milho, couve-flor, abóbora, cogumelos.
Frutas
Frutas como abacaxi, abacate, kiwi, ameixa, manga e banana.
Comentários: