Portal de Notícias Água Preta News

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Fique sabendo

Abacaxi contribui para a boa forma e a beleza, veja dicas para incluir a fruta no dia a dia

Perfumado, ácido e doce, o abacaxi ajuda a evitar a retenção de líquidos, é pouco calórico e está sempre presente na dieta dos esportistas; especialistas apontam suas vantagens

Água Preta News
Por Água Preta News
Abacaxi contribui para a boa forma e a beleza, veja dicas para incluir a fruta no dia a dia
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O abacaxi é certamente uma fruta muito presente no Brasil. Perfumado, doce e ácido, é usado em sucos, doces, bolos, drinques e até em pratos salgados. Especialistas ouvidos pela EFE apontam que, além de deliciosa, essa fruta também é uma aliada da beleza, pois contribui para evitar a retenção de líquidos e a inflamação do organismo. Os praticantes de atividades físicas adoram incluir essa fruta no menu, pois é pouco calórica e tem um alto teor de água. Veja dicas para incluir mais essa delícia da natureza no seu dia a dia.

Esta fruta tropical é uma rica fonte de nutrientes, antioxidantes e compostos bioquímicos que fazem bem ao organismo. Possui enzimas que combatem a inflamação, favorece a digestão e contribui para manter a imunidade em dia. Além disso, acelera a recuperação após uma cirurgia. "É um alimento riquíssimo em água, tem baixas calorias e alto teor de vitaminas como C e A, e minerais como potássio e iodo", destaca Sonia Peinado, nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. "Esta fruta é útil para evitar a desidratação e suas consequências, como a fadiga, os enjoos e a confusão mental. E ajuda a eliminar os líquidos corporais e reduzir o inchaço", completa a nutricionista Carmen Escalada.

Poucas calorias, muitas virtudes
O ideal é consumir a fruta bem madura, quando seu teor de açúcar e nutrientes está maior. Assim, aqueles abacaxis ácidos demais e quase sem sabor também são mais pobres em nutrientes, por isso é fundamental escolher bem na hora de comprar. Os especialistas destacam a grande quantidade de vitamina C disponível no abacaxi, que protege as células do corpo contra o estresse oxidativo e, consequentemente, contra o envelhecimento precoce. O potássio, bastante presente nessa fruta, ajuda no desempenho e controle da função muscular e do coração, por isso é uma boa fruta para os hipertensos. Também contém quantidades significativas de iodo, que atua na regulação dos hormônios da tireóide.

Publicidade

Leia Também:

Bromelina, uma enzima-chave
Outro benefício do abacaxi é uma enzima presente na fruta, a bromelina, que ajuda na digestão das proteínas, tem efeito anti-inflamatório e ajuda a evitar a trombose, como conta a nutricionista Sonia Peinado. "Mas, para obter esses benefícios da bromelina, é importante não expor a fruta ao calor, que inibe a enzima. O melhor, nesse caso, é consumir a fruta fresca", destaca Sonia.

Variedade na cozinha
"Por sua textura e sabor, o abacaxi pode ser um grande aliado na cozinha. Dá para usá-lo em uma infinidade de pratos, aproveitando suas propriedades nutricionais", diz a especialista Carmen Escalada. Na sobremesa, vale usar a fruta em sorvetes, milk-shakes, bolos, mousses, agregando frescor, acidez e textura. Vai bem até nas saladas, combinadas a folhas verdes, ou em molhos com curry e especiarias. Embora perca a ação da bromelina, o abacaxi assado é delicioso - e uma sobremesa perfeita, feita na brasa, para finalizar o churrasco.

 

FONTE/CRÉDITOS: Da EFE
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Responderemos assim que possível